Les Bonnes Marinières

Posted By Luiz Paulo Xavier de Sá on maio 21, 2019 in Compras, Lifestyle


Share

le Bonnes Marinières

marinières

Les bonnes marinières

As vezes tendências que duram tanto se tornam simplesmente estilo. É o caso da Marinière que sobrevive a todas as ondas da moda e é realmente adequada para todas as idades. Então, como usar a marinière? O que realmente sabemos sobre essa malha branca e azul que associamos à infância, para os mais puros, e a Fassbinder e seu filme Querelle de 1983 para os mais porquinhos?

Um pouco de história por favor.

Originalmente é um tricô de corpo listrado usado pelos marinheiros na Bretanha. Era acima de tudo uma cueca, porque os homens não as usavam! A camisa era longa e para dentro das calças para ser usado como proteção daquelas partes sabe…

São exatamente 21 listras horizontais regulares em azul sobre branco, nem uma a mais nem uma a menos. As listras são explicadas por uma técnica de tecelagem e uma economia de corante índigo, caro na época. Sem costura, exceto nas mangas, a malha é feita de uma peça, de modo que se está confortável e à vontade para fazer as manobras a bordo de um barco. Sem botões ou costuras para evitar ser pego nas cordas das embarcações. Em 1858, foi decretado a marinièrecomo uniforme oficial da Marinha.

Foi adotada por uma certa Gabrielle Chanel (Coco para os íntimos) conhecida por quebrar os códigos e se vestir com roupas masculinas. Chanel inspirou-se em trajes de marinheiros para integrá-los em suas coleções destinadas a sua rica clientela, e criou a camisa com o colarinho de marinheiro. Outras personalidades adotaram o suéter de marinheiro  como Brigitte Bardot, Picasso e Audrey Hepburn. Em seguida, tornou-se sinal emblemático do simpático e talentoso designer Jean-Paul Gaultier nos anos 80. A tal ponto que não pensamos nele sem associar-lo a imagem listrada. Ele, alias, derivou a marinière em relógios, tênis, embalagens de perfume e tudo o que se possa imaginar, sempre com criatividade e bom gosto.

Aqui, estou dividindo com vocês algumas criações na “faixa”. Escolha a que mais combine com o seu estilo de vida e lembre-se de «garder les bonnes marinières».

Para ver mais exemplos, clique no site de um fabricante bretão aqui:mariniere.

Para saber um pouco mais de estilo, leia outros artigos no PARIS RDRG:  lifestyle e compras

Translate »