O The Peninsula Paris abriu em plena Avenue Kléber, perto do Arco do Triunfo e não longe do Trocadéro e dos Champs -Elysées. Uma localização calma, mas perto de tudo. Deve agradar os executivos que estarão perto do bairro de negócios e com acesso fácil à La Défense.
O imóvel é um imponente edifício “Haussmanian”, que foi totalmente restaurado. Aliás, uma das grandes vantagens da chegada em Paris de investidores da hotelaria oriental e do Oriente Médio é que têm a capacidade financeira de empreender uma renovação do patrimônio histórico parisiense, dando “éclat” a “hotels particuliers” que estavam se degradando. E o que aconteceu com o Shangri-là ou, até com o Mandarin Oriental, mas podemos mencionar o Crillon que está em reforma, o Lutetia que vai ser redorado, o Plaza que teve uma vasta reforma que adicionou um prédio ao antigo hotel, os tradicionais Bristol ou o Le Maurice que se transformaram nos cinco estrelas mais concorridos, o Georges V que voltou aos bons tempos ou o Ritz que também será updated em grande estilo.
Entre a extrema modernidade e a tradição, será que o luxo atual tem o mesmo charme que uma certa decadência chic ? Espero que Paris não perca do seu charme em prol de um luxo confortável, mas que pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo. Bom, é verdade que tudo é novo e impecável, certamente vai responder à necessidade daqueles que reclamam que em Paris os hotéis estavam um pouco “vieillots” (traduzindo: old fashioned) !
Mas o que importa é trazer novos visitantes a Paris, com poder aquisitivo, que querem o máximo do conforto e que vão se sentir bem em ambientes luxuosos e imponentes, com o serviço adaptados aos seus gostos. Sem dúvida o Spa é inacreditável, mais de 1.800 metros … e propõe um “spa dos spas”, ou seja um espaço totalmente exclusivo e personalizado para uma experiência especial à dois ! Nem olhei o preço deste mimo …
Resta a saber se os restaurantes do Peninsula vão conseguir entrar nos “favoritos” por eles próprios… O L’Oiseau Blanc é um rooftop com 360° de vista de Paris … ou pode-se tomar um chá , com a mesma vista !
Mesmo assim, continuo me perguntando : será que o luxo mesmo serão os pequenos hotéis, muitos luxuosos mas confidenciais e personalizados, frequentados com toda a discreção ?
The Peninsula Paris
19, avenue Kléber 75116 Paris
http://paris.peninsula.com