Impressionistas Bestiais

Posted By Luiz Paulo Xavier de Sá on set 13, 2018 in Cultura


Share

impressionistas

Impressionistas à partir de amanhã! Essa é a semana de volta as aulas na França e de toda a vida cultural que começa junto com ela. Depois de um longo verão onde fiz uma pausa, estou de volta para dividir com os leitores do PARIS RDRG o que está acontecendo por Paris. E nada melhor do que começar com uma exposição absolutamente sensacional dos mestres do «fauvisme»:os impressionistas da cor pura no Museu Marmottan.

A exposição intitulada Collections Privées: Un Voyage des Impressionnistes aux Fauves» exibe mais de sessenta pinturas, desenhos e esculturas de colecionadores particulares, grande parte da qual nunca foi vista por nós mortais.
Obras-primas do impressionismo, mas também peças importantes ou inéditas das principais correntes pictóricas que marcaram as artes na França no início do século XX.

Monet, Renoir, Pissarro, Degas e Caillebotte inauguram o percurso com paisagens, bouquets, elegante retratos femininos e cenas de vidas como o espetacular «Pont de l’Europe» de Gustave Caillebotte pintado em 1876. A ponte de ferro com vista para a Gare Saint-Lazare, em Paris, é uma das imagens mais reconhecidas da transformação “Haussmaniana” da capital que começava a se transformar em uma metrópole moderna. Do mesmo artista, datado de 1890, «La Berge du Petit Gennevilliers et la Seine» com sua tela em forma original arredondada feita para encaixar-se em um nicho no apartamento do seu irmão.

Outra obra impressionista de peso é «Villas de Bordighera» de Claude Monet. Na companhia de Renoir, ele fez uma longa série de viagens, mas sózinho na Italia ele pinta esse quadro em 1884. Ele mostra, à esquerda, a vila construída por Charles Garnier para o Barão Bischoffsheim e, ao fundo a Città Alta com vegetação luxuriante e um perfeito retrato da atmosfera da região. Só para lembrar como o mundo das artes era todo ligado: Garnier é o arquiteto responsável pela Opera de Paris e os cassinos de Mônaco e Baden-Baden.

Ou ainda o suntuoso pôr do sol no verão de 1898, na cidade de Rouen pintado por Camille Pissarro…um dos meus pintores prediletos por várias razōes pessoais!

Voilà! São apenas uns exemplos e se você gosta dos impressionistas, não pode perder. Tem também Seurat, Signac, Van Gogh e a lista é longa. Cada obra conta uma história pessoal do seu artista e revela segredos de suas vidas. Até dia 10 de Fevereiro de 2019.
Para outras exposiçōes, consulte nossa página cultura do PARIS RDRG e a agenda do Paris Mania:

 

Collections Privées: Un Voyage des Impressionnistes aux Fauves»
Musée Marmottan-Monet – de 13 de stembro 2018 a 10 de Fevereiro de 2019
2, rue Louis-Boilly 75016 Paris
www.marmottan.fr

Translate »