Noura – O Líbano em Paris

Posted By Luiz Paulo Xavier de Sá on nov 22, 2017 in Comer & Beber |


Share

Com vários endereços em Paris o Noura é uma parada obrigatória para qualquer  brasileiro com saudades das origens libanesas. Eu já escrevi, há anos atrás, sobre as delícias desse restaurante. Na época me referia como homenagem aos “turquinhos” brasileiros. Mas uma amiga teve um ataque porque não é politicamente correto usar essa palavra para descendentes de libaneses e sírios no Brasil. Eu mesmo com avós libaneses nunca senti um tom pejorativo no termo, pois se trata de uma explicação histórica; já que esses imigrantes chegavam ao Brasil com um passaporte turco. Obvio que no século XIX não apreciavam serem considerados como turcos porque era por causa deles que estavam deixando seus lares! O Líbano e a Síria faziam parte do império Otomano. Enfim, hoje não vou mais usar o termo turco. Se voce for turco, por favor não vá. Mas se for de qualquer outra origem e gostar de uma boa cozinha libanesa, esse restaurante é para você.

Para um lanche rápido e um serviço simples tipo cantina na hora do almoço, se estiver visitando o Instituto do Mundo Árabe, lá ele se chama Le Zyriab. Suba no último andar e almoce no terraço com a vista para a Notre-Dame e o Sena. A noite é mais chic e é melhor reservar.

A rotisserie da Avenida Marceau serve ótimos pratos, taboules, esfihas, kibes e doces num ambiente convivial.  Você pode comprar para levar para onde quiser também, além de matar uma fomezinha de pé comendo um sanduíche de Charwama de frango ou de carne. O mais novo fica perto da Opera e também tem um novo no centro comercial de Beaugrenelle.

Mas, se a vontade é de degustar uma excelente refeição, é no Noura Pavillon, que a coisa acontece para valer. Dica: as porções são super generosas! Aconselhamos um bom jejum antes de ir. Fique uma semana sem comer para aproveitar e experimentar de tudo. Menus com várias opções de mezzés (pequenos pratos). Para terminar não peça um café turco, assim você esta seguro de não ofender ninguém.

Institut du Monde Arabe – Le Zyriab by Noura
1, rue des Fossés St-Bernard  75005  Paris
Tel.: 01 55 42 55 42
www.imarabe.org

Noura
27, avenue Marceau  75016 Paris
Tel.: 01 47 23 02 20

Noura Pavillon
21, avenue Marceau  75016 Paris
Tel.: 01 47 20 33 33
www.noura.com

Noura Opera
29 Boulevard des Italiens  75002 Paris
Tel.: 01 53 43 00 53

Noura Beaugrenelle
12 Rue Linois, 75015 Paris
Tel.: 01 45 78 22 16