IRVING PENN -GRAND PALAIS

Posted By Luiz Paulo Xavier de Sá on set 24, 2017 in Cultura |


 

2017 marca o centenário do nascimento de Irving Penn (1917-2009), um dos mestres da fotografia do século XX. Até 29 de janeiro de 2018, a primeira grande retrospectiva dedicada a Irving Penn na França desde sua morte acontece no Grand Palais.

Ela traça os setenta anos da carreira do artista americano. Mais de 240 fotografias com uma visão completa de todos os principais temas de seu trabalho: moda, naturezas mortas, retratos, nus, cenas de rua, fotografados no início dos anos cinquenta em Paris, Londres e Nova York. Irving Penn tem uma simplicidade elegante eum bom gosto pelo minimalismo.

A exposição abre em cenas de rua em Filadélfia e Nova York, imagens do sul dos Estados Unidos, México, Europa devastada pela guerra e suas primeiras vidas de cor. Entre 1947-1948, fotografou artistas, escritores, costureiros e de Salvador Dali a Alfred Hitchcock.

Enviado a Paris pela revista Vogue, Penn foi um verdadeiro mestre dos retratos de moda. Seus retratos representam Picasso, Jean Cocteau, Marlene Dietrich, Francis Bacon posando em frente à uma cortina pintada de seu estúdio.

A exposição termina com suas mais recentes fotografias e retratos de moda, incluindo personalidades como Tom Wolfe, Truman Capote, Alvin Aley, Ingmar Bergman e Zaha Hadid. Expo para quem gosta de fotografia, moda e arte. Não perca!

Irving Penn – Grand Palais – até dia 29 de janeiro de 2018
3 Avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris