Segredos da Notre Dame

Posted By Luiz Paulo Xavier de Sá on fev 8, 2017 in Cultura | 1 comment


Share

A catedral de Notre-Dame recebe 13 milhões de visitantes por ano. No entanto, poucos sabem pequenas coisas sobre ela. A pedidos, vou contar uns segredos menos conhecidos para quem vier visitá-la.

A coroa de espinhos de Cristo está em uma das capelas. Tinha sido transferida de Jerusalém para Constantinopla, até ser comprada por Luís IX, o Saint Louis. O rei a trouxe para Notre Dame, descalço e sem sua elegância real, em 19 de agosto 1239. Se você quiser ver essa mais valiosa relíquia da catedral, ela pode ser vista a cada primeira sexta-feira do mês, às 15h, às sextas-feiras da Quaresma às 15h e na sexta-feira santa das 10h às 17h.

O famoso escritor Victor Hugo (não é aquele que faz bolsas) impediu sua destruição durante a revolução francesa. As estátuas dos reis foram decapitadas e a catedral até virou um armazém. Queriam destruir e vender as pedras! Mas o romance Notre Dame de Paris, escrito pelo autor em 1831, reavivou o interesse na Idade Média e da catedral. Ela será restaurada por Eugène Viollet-le-Duc, que ainda acrescenta uma seta e uma estátua dele no telhado. Boa visita.

1 Comment

  1. O povo decapitou as estátuas achando que elas fossem dos reis de França, quando na verdade eram dos Reis de Judá.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.